Curitiba – De tudo que é mostrado diariamente nos meios de comunicação, apenas uma pequena parcela é absorvida pelas pessoas — geralmente aquilo que chama atenção, que tem um diferencial. E é a partir dessa informação que você deve pensar seu negócio e em como ele vai conseguir um espaço na memória dessas pessoas. Para Lucas Saad, diretor da consultoria curitibana saad branding+design, é aí que o design entra.
Segundo o especialista, o design é um dos grandes responsáveis para que uma marca se comunique e dialogue com as pessoas. “Inicialmente, o design é uma forma de solucionar problemas, sejam eles de negócios, produtos, serviços, comunicação, experiências, etc. Com sua integração ao mundo corporativo, ajuda a materializar a estratégia desenvolvida pelo branding, ou seja, os atributos que tornam a marca única e relevante”, explica o especialista.
Mas o importante papel do design não para por aí, funcionando também como um excelente tradutor da personalidade de uma marca, ajudando a empresa a inovar e estabelecendo um diferencial competitivo, difícil de ser copiado.
Gerir o design em uma empresa vai além da questão estética, trata de materializar uma estratégia, trazer um diferencial e ajudar um negócio a destacar-se no mercado. O design somado ao branding ajuda a construir marcas sólidas e confiáveis. “Essa soma de fatores contribui para abertura de novos olhares, novos mercados, agregando valores e destacando a sua marca”, finaliza Saad.