Nesta quinta-feira (25) e na sexta-feira (26), o IEM – parceiro da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA) – realizará palestras e atividades aquáticas relacionadas à data, no Centro Esportivo Santos Dumont, no Recife (PE)
Desde 2021, após resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), 25 de julho é o Dia Mundial de Prevenção ao Afogamento. A Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático – SOBRASA, maior entidade da América Latina no trabalho de prevenção ao afogamento, promove todos os anos ações pelo País para lembrar a sociedade da importância de prevenir esse mal que mata 15 brasileiros por dia. Ações que serão realizadas, também, pelo Instituto Etiene Medeiros (IEM), no Centro Esportivo Santos Dumont, no bairro de Boa Viagem, no Recife (PE).
O IEM é parceiro e voluntário da SOBRASA e as ações deste ano envolvem palestras sobre afogamento, seguidas de atividades aquáticas relacionadas à data. Elas serão desenvolvidas nesta quinta-feira (25) e, também, nesta sexta-feira (26), a partir de 9h30, junto às crianças e adolescentes que integram o Instituto.
O afogamento mata três crianças por dia e representa a segunda causa de morte na faixa de 1 a 4 anos no Brasil. A prevenção é a cura, representada pela frase da OMS (Organização Mundial da Saúde): “qualquer um pode se afogar, ninguém deveria”. A iniciativa global visa conscientizar o maior número de pessoas possível a respeito do problema do afogamento e sua solução, a prevenção.
“Para nós, do IEM, é muito gratificante participar desse movimento, em parceria com a SOBRASA, ajudando na conscientização para a prevenção ao afogamento”, afirma Antônio Coutinho, coordenador técnico do IEM.
O IEM, fundado pela nadadora pernambucana Etiene Medeiros, tem um total de 200 alunos no Projeto Braçadas Que Transformam (educacional) e 18 no Time Nado Por Tudo (rendimento). Nos projetos realizados no Instituto, paralelamente às aulas de natação, há um trabalho de desenvolvimento de habilidades, cidadania, cultura e diversidade, além de acompanhamento psicossocial do grupo e encontros com nutricionista para orientações alimentares.
IEM, Educação e esporte como ferramentas de transformação social – O IEM une educação e esporte como ferramentas de transformação social. As atividades são realizadas no Complexo Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem, Recife (PE), de terça a sexta-feira e são gratuitas. O IEM busca proporcionar desenvolvimento integral às crianças e jovens que participam do projeto, com foco na natação e no combate às desigualdades de raça, classe e gênero. Os alunos fazem parte da rede pública de ensino do Estado de Pernambuco e precisam participar de até 75% das atividades mensais do IEM para garantirem permanência no projeto.
Etiene Medeiros – Primeira brasileira a conquistar uma medalha de ouro em um Mundial de Natação, Etiene está entre as melhores do mundo nos 50 metros costas há seis anos. Antes do título em 2017, em Budapeste (HUN), foi quarta colocada no Mundial em Barcelona 2013 e bronze em Kazan 2015. Ela também é bicampeã do mundo em piscina curta (Doha/2014, quando bateu o recorde mundial, e Windsor/2016), além da vitória no revezamento medley misto em 2014. Em 2019, acrescentou mais uma medalha em Mundiais, a prata nos 50 m costas. Única brasileira bicampeã pan-americana de natação – ganhou ouro nos 100 m costas em Toronto, em 2015, e nos 50 m livre em Lima, em 2019 -, Etiene soma nove medalhas no Pan, sendo quatro no Canadá e cinco no Peru.
Mais informações – Etiene Medeiros:
Instagram: http://www.instagram.com/etimedeiros
Facebook: http://.www.facebook.com/etienemedeirosoficial
Twitter: www.twitter.com/etiene_medeiros
Youtube: http://youtube.etienemedeiros.com
Flickr: www.flickr.com/photos/etienemedeiros/
Site: www.etienemedeiros.comSite do Instituto Etiene Medeiros: https://institutoetienemedeiros.org/
Foto: Igo Bione / IEM