As capixabas Maylla Venturin, Neymara Carvalho e Bianca Simões, e a carioca radicada no Espírito Santo, Maíra Viana, estarão em busca de resultados de destaque para o País, entre os dias 11 e 21, na praia de Jacaraípe, em Serra (ES)
Agosto, 2025 – O bodyboarding mundial estará com as atenções voltadas para o Espírito Santo. O ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro definirá as campeãs da temporada, entre os dias 11 e 21 de setembro, na praia de Jacaraípe, em Serra. É a última etapa feminina do Circuito Mundial, reunindo as melhores atletas do ranking do IBC (International Bodyboarding Corporation), que tem quatro brasileiras no top 10 Profissional: as capixabas Maylla Venturin, Neymara Carvalho e Bianca Simões, e a carioca radicada no Espírito Santo, Maíra Viana.
Maylla é a melhor bodyboarder do Brasil no ranking mundial atual, ocupando a quinta colocação, seguida de perto por Neymara, em sexto. Bianca aparece em oitavo e Maíra em décimo. No ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro, elas estarão ao lado de atletas de mais de 10 países, buscando resultados de destaque. Duas gerações do Brasil entrando na água por vitórias e títulos.
Atual campeã mundial, Maíra, 37 anos, comemorou o título de 2024 na etapa de Sintra, em Portugal, encerrando a temporada como líder do ranking do IBC. Bicampeã brasileira e tricampeã estadual, foi medalha de prata no Peru, representando o Brasil no Campeonato Pan-Americano, em Punta Rocas – sua primeira participação no Pan.
Maylla, 49 anos, é tricampeã brasileira e três vezes vice-campeã mundial – em 2024 terminou o Circuito Mundial em quinto lugar. Integrando o Time Brasil no Pan juntamente com Maíra, conquistou a medalha de ouro no Peru, ano em que também comemorou seu terceiro título nacional.
Neymara, 49 anos, idealizadora e organizadora do ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro, é pentacampeã mundial e soma dez títulos brasileiros na carreira. Nesta temporada está participando de mais uma edição do Circuito Mundial, que disputa há 30 anos. Paralelamente aos torneios, atua como uma verdadeira embaixadora do bodyboarding, divulgando o esporte, apoiando a nova geração, à frente do Instituto Neymara Carvalho (INC).
Bianca Simões, 19 anos, é cria do INC, revelação do Circuito Brasileiro Profissional e destaque da nova geração. Na etapa de Iquique, no Chile, no Circuito Mundial 2025, ficou em quinto lugar. E este ano comemorou a vitória no Slab Bodyboarding Contest 2025, desafio inédito no País, que agitou o Pico D2, na Praia da Costa, em Vila Velha (ES).
O evento – O ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro deve reunir cerca de 120 bodyboarders, de mais de 10 países. O evento terá uma premiação total de 45 mil dólares (R$ 250 mil). O projeto surgiu em 2021: Wahine, que significa mulher na língua havaiana, evidencia o resgate da conexão com os povos indígenas das ilhas do Havaí e inspira o evento.
Serão disputadas as categorias Profissional, Pro Junior, Máster, Paratletas (amputadas, mastectomizadas e deficientes visuais – categoria especial e exclusiva no Wahine, sem contar pontos para o Circuito Mundial) e Mães&Filhos (categoria especial, celebrativa, sem caráter competitivo oficial).
Haverá toda uma estrutura de apoio ao público, como uma área kids, que será destaque entre a criançada e a comunidade do entorno do campeonato. E estão programadas, também, uma série de atividades e ações paralelas, como aulão social, limpeza de praia, Desafio das Campeãs e roda de educação ambiental. Destaque ainda para a Presença do Juizado itinerante da Lei Maria da Penha (Ônibus Rosa).
Inscrições no site IBC – O ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro está com inscrições abertas, que podem ser feitas no site oficial do IBC World Tour: www.ibcworldtour.com.
O ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro 2025 tem patrocínio máster da ArcelorMittal, com realização do INC (Instituto Neymara Carvalho) e IBC (International Bodyboarding Corporation).
Rede Social:
Instagram: @wahinebbpro
@neymaracarvalho
@institutoneymaracarvalho
No ES: Lúcia Marins – luciammarins@gmail.com – 27 99943-8246
Foto: @Romeritto_filmmaker