Barcelona e Milão,– Em conjunto com a 37ª America’s Cup, chega à capital catalã a nova edição da exposição que explora as profundas conexões entre o oceano e o clima em escala global.
Aberta de 24 de setembro a 4 de outubro no Port Olímpic, a exposição com curadoria da Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO (UNESCO-COI) faz parte da colaboração entre a UNESCO e a Luna Rossa Prada Pirelli por ocasião da 37ª America’s Cup e é apoiada pelo Grupo Prada como parte do programa educacional SEA BEYOND.
Depois do sucesso alcançado nas edições anteriores em Milão, Veneza, Nápoles e Qingdao, a Ocean&Climate Village chega à cidade que acolhe a America’s Cup, certa de encontrar um público atento e sensível às questões ambientais e, em particular, à proteção do mar, que desde 1851 é palco do mais antigo e prestigiado troféu desportivo da história.
Concebida como uma viagem itinerante e imersiva que pode envolver visitantes de todas as idades, a exposição científica utiliza uma série de ferramentas educativas – infografias, fotografias, instalações interativas e experiências táteis – para ilustrar o papel fundamental que o oceano desempenha na regulação do clima da Terra, explicar a dinâmica da biodiversidade marinha e descobrir os desafios urgentes colocados pela acidificação dos oceanos e pela subida do nível do mar. Os visitantes também poderão participar de oficinas sobre questões de sustentabilidade a bordo do Cassiopea , um veleiro movido a energia solar transformado em embarcação oceanográfica pelo biólogo marinho e diretor do MuMa Museo del Mare Milazzo Carmelo Isgrò, com o apoio do Grupo Prada como parte do programa SEA BEYOND.
Esta edição especial da Ocean&Climate Village faz parte da parceria entre a UNESCO e a equipe Luna Rossa Prada Pirelli por ocasião da 37ª America’s Cup e tem como objetivo destacar a importância da sustentabilidade nos esportes aquáticos e a contribuição que o mundo da vela pode dar à comunidade científica oceânica por meio da coleta de dados valiosos sobre a saúde dos mares.
Para sublinhar o compromisso compartilhado com a proteção dos oceanos, os logotipos da UNESCO e do SEA BEYOND estarão presentes nas velas da Luna Rossa durante toda a competição.
Lorenzo Bertelli , Diretor Executivo do Grupo Prada e Patrono da Ocean Decade Alliance:
“A SEA BEYOND apoia a Ocean&Climate Village desde sua primeira edição, levando-a além das fronteiras italianas e europeias, com o objetivo de difundir os princípios de preservação e educação sobre o oceano. A presença da exposição aqui em Barcelona durante a America’s Cup reflete bem a natureza multifacetada da nossa relação com o mar, que é um lugar de inovação, experimentação e competição, mas acima de tudo representa um compromisso de longo prazo com a sustentabilidade e a educação das gerações mais jovens”.
Max Sirena , Skipper e Diretor de Equipe da Luna Rossa Prada Pirelli:
“A Ocean&Climate Village não é apenas uma experiência imersiva e uma exposição sobre a saúde e conservação dos oceanos, é um verdadeiro “Manifesto” sobre a necessidade de promover a educação e a proteção do ambiente marinho, que a Luna Rossa Prada Pirelli tem o orgulho de levar adiante junto com a UNESCO-COI e a SEA BEYOND. Depois do sucesso das edições anteriores, estou feliz por esta importante iniciativa ter chegado a Barcelona, a “casa” da 37ª America’s Cup. Esta é uma oportunidade única para difundir nossos valores compartilhados de esporte, educação e sustentabilidade em nível global, esperando que nossa mensagem possa contribuir para salvar o planeta azul.”
Francesca Santoro , Oficial Sênior de Programas da UNESCO-COI:
“A Ocean&Climate Village é uma iniciativa inovadora que mostra a ciência do nexo oceano-clima de uma forma envolvente e acessível. Ao trazer esta exposição para a 37ª America’s Cup em Barcelona, em colaboração com a equipe Luna Rossa Prada Pirelli e o Grupo Prada, estamos abraçando a oportunidade de alcançar públicos novos e diversificados. Nosso objetivo é inspirar as pessoas a tomar medidas significativas sobre o oceano e o clima, olhando além do evento. Esta exposição não apenas se alinha com o compromisso da UNESCO com a educação e o desenvolvimento sustentável, mas também destaca o papel vital que cada um de nós desempenha na proteção de nosso planeta.”