ABVO chancela regatas da Santos-Rio e Circuito Rio

Vela

Largada da Santos-Rio será em 25 de outubro no litoral paulista

A Regata Santos-Rio, em sua 74ª edição, ocorrerá no dia 25 de outubro, com partida às 12h da Baía de Santos (SP), em direção à Ilha da Laje, no Rio de Janeiro (RJ). Barcos das classes ORC, BRA-RGS, RGS-Cruiser e outras disputarão o percurso de 200 milhas náuticas (aproximadamente 360 km).

Na sequência virá o 55º Circuito Rio, um dos maiores eventos da vela oceânica nacional, que será realizado entre os até 3 de novembro (domingo). Organizado pelo Iate Clube do Rio de Janeiro, com o apoio da Associação Brasileira de Veleiros de Oceano – ABVO e da Confederação Brasileira de Vela – CBVela, o evento contará com sete regatas, incluindo a tradicional Santos-Rio, que abrirá a competição com largada em Santos.

O Circuito Rio também inclui regatas tradicionais, como a Almirante Monerat e a Victor Demaison, além de quatro provas de barla-sota. O evento premiará o vencedor geral na Regra ORC com o Troféu Cidade do Rio de Janeiro e concederá a Taça Saga ao barco da Regra ORC com melhor desempenho nas regatas Santos-Rio e Victor Demaison.

De acordo com o presidente da ABVO, Bayard Neto, a disputa é uma grande festa da vela brasileira. ”Além de reunir velejadores de estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Rio Grande do Sul, o Circuito Rio marca a etapa final da Copa Brasil de Vela Oceânica, encerrando a temporada com disputas emocionantes em uma das competições mais tradicionais da modalidade no Brasil”.

Jonas Penteado do Ansbar IV revela uma das chaves do sucesso para correr a Santos-Rio. “O mais importante é manter a motivação durante todo o percurso. Não adianta dar tudo o que tem apenas no primeiro dia, depois da largada, e à noite, a maioria da tripulação dormir. O desafio é sempre intenso e tem de ser encarado de frente, com disposição o tempo todo. Seja no vento fraco, que torna a regata mais desgastante, ou no vento forte, que exige muito fisicamente”.

Saiba quais são os campeões da Santos-Rio

Sobre a ABVO

Fundada em 1955, a Associação Brasileira de Veleiros de Oceano é a única entidade de promoção da Vela de Oceano no Brasil. Braço oficial da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), a ABVO é responsável por organizar competições anuais e contribuir para o legado de um dos esportes mais vitoriosos do país, tanto nas classes olímpicas quanto nas não olímpicas.

A ABVO tem o santista Bayard Umbuzeiro Neto como Comodoro, o bicampeão olímpico Torben Grael como 1º Vice-Comodoro, e Paulo Cezar Gonçalves, o Pileca, como 2º vice-Comodoro.

Dentre os objetivos da atual gestão, estão promover a otimização e a racionalização do calendário nacional, estreitar o relacionamento com os clubes para viabilizar eventos e agregar um maior número de barcos participantes das diversas flotilhas regionais, oferecer suporte técnico em todos os níveis para as competições, otimizar a apuração instantânea dos resultados e articular com o Governo Federal incentivos tributários e melhores condições para a importação de embarcações, entre outros.

Foto: Aline Bassi | Balaio

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *