YCB teve 24 das 170 embarcações presentes em uma das mais tradicionais regatas da Bahia
Com destaque para os velejadores do Yacht Clube da Bahia (YCB), Salvador (BA) sediou a 45ª edição da tradicional Regata Marcílio Dias, na Baía de Todos-os-Santos (BTS). O evento, que integra o calendário dos eventos náuticos da cidade, reuniu cerca de 170 embarcações e 500 atletas competindo.
O YCB foi representado por 24 embarcações, sendo campeã geral nas classes 470 (Juliana Duque e Rafael Martins, medalhistas de bronze nos Jogos Pan-Americanos de 2023 no Chile); HC 16 (João Britto e Maria Eduarda Lopes); ILCA 4 (Pedro Britto); ILCA 6 (João Roberto); Snipe (Fernanda Peixoto e Bernardo Machado); SC 17 (Leandro e Roberto Orrico); Dingue (Maria Carolina Ramos e Rafaella Ratis) e Skipper 21 (Veleiro Drakkar do comandante Christophe Fontaine)
A competição foi organizada pela Capitania dos Portos e Marinha do Brasil e contou ainda com o Comodoro do YCB, Ricardo Dantas, competindo na Classe Dingue e presente na cerimônia de premiação. Outro destaque ficou por conta das crianças do Salvador Social Clube – Maré Jovem, que vivenciaram sua primeira competição oficial.
Ainda na Regata Marcílio Dias, o Yacht Clube da Bahia se destacou com as equipes de SUP e VA’A. A turma do SUP se destacou na 4ª etapa do Campeonato Baiano, que também contou com a participação especial de três alunos do projeto Salvador Social Clube – Maré Jovem, estreando em competições oficiais.
Veja os destaques:
🏆 Babi Brazil • Campeã Profissional e Gran Master Feminino;
🏆 Morena Morais Rezende • Campeã Master Feminio;
🏆 Roberto Odwyer • Campeão Gran Master Masculino;
🏆 Tom Carvalho Neto • Campeão Race Amador Masculino;
🥈 Renata Macha • Vice-campeã Open e campeã Gran Master Feminino;
🥈 Andrea Burity • Vice-campeã Master Allboard Feminino;
🥉 João Paulo Ramos • 3º lugar Open e campeão Master Masculino.
“Mais uma competição de SUP neste ano para eu me lembrar dos velhos tempos e de como se rema.Parabéns a todas que estão na raia e sempre no astral dando o melhor de si”, comentou Babi Brazil, cinco vezes campeã brasileira de SUP Race.
Já no VA’A, o time do YCB time foi o grande campeão na prova festiva de OC6 mista, composta por atletas estreantes da Escola de Canoagem do Clube.
Sobre o Yacht Clube da Bahia
O Yacht Clube da Bahia surgiu do desejo de construir barcos a vela, nossa paixão por esportes está diretamente ligada à nossa origem. O clube possui hoje mais de 15 categorias esportivas e notoriamente se destaca por sua vocação pelas modalidades náuticas e aquáticas, especialmente a Vela, Natação, Canoagem e Pesca Esportiva. Os esportes terrestres completam nossa grade, oferecendo um repertório completo.
Vale ressaltar que entendemos o esporte como um elemento muito importante do convívio social dos nossos Associados, desde a interação de jovens e adultos em seus grupos de amigos até a formação de atletas de alto rendimento, que estão presentes frequentemente nos pódios de competições nacionais e internacionais.
O Yacht Clube da Bahia também organiza eventos com destaque no calendário esportivo náutico nacional, como a tradicional Travessia Itaparica-Salvador de Natação que existe desde 1955, o Desafio Salvador – Morro de São Paulo de Canoagem que é a maior prova sem revezamento da América Latina, além de diversas outras competições.
Foto: André Sá/Divulgação