Relembre alguns gols clássicos, estreias, jogadores e momentos deste mês na história da LaLiga
1 de fevereiro: Ramos marca a estreia na LaLiga (2004)
Faz 18 anos e estamos no Estádio Abanca-Riazor, do RC Deportivo. O treinador do Sevilla FC, Joaquin Caparros, quer dar uma reviravolta num jogo com a sua equipe a perder com uma hora de jogo. Caparros se vira para o banco e sinaliza para Sergio Ramos, de 17 anos, que substitui o meio-campista Paco Gallardo para fazer sua estreia na LaLiga. Minutos depois, o adolescente desarma o atacante internacional espanhol do Depor, Albert Luque, que não está nada impressionado e logo precisa ser substituído. Ramos e a sua equipe não conseguiram virar o jogo, mas o andaluz iniciou a sua carreira na LaLiga em grande estilo.
2 de fevereiro: Kluivert marca quatro em Tenerife (2002)
O Barcelona não estava em uma boa posição quando se dirigiu ao CD Tenerife em 2 de fevereiro de 2002, com a equipe do técnico Charly Rexach ocupando o oitavo lugar na classificação da LaLiga, tendo sido derrotado por Rayo Vallecano e CA Osasuna nos dois jogos anteriores. O CD Tenerife estava na parte inferior da tabela, mas lutava para salvar seu lugar na primeira divisão. O Barça também lutou bastante – e o jovem Carles Puyol colocou os visitantes em vantagem por 1 a 0 aos 15 minutos.
Patrick Kluivert então assumiu, recebendo o passe de Xavi Hernandez antes de acertar o primeiro gol do jogo de um ângulo apertado, pouco antes do intervalo. Kluivert fez o 3 a 0 logo após o intervalo, com uma boa finalização perto da trave, e então marcou seu quarto gol no jogo com um grande chute depois que o chute de Javier Saviola foi defendido pelo goleiro do CD Tenerife, Sergio Aragoneses. Um gol contra de David Charcos completou o placar. O placar de 6 a 0 e o ‘poker’ de Kluivert – o termo espanhol para quatro gols – levantaram o ânimo entre os torcedores do Barça, que estavam passando por uma temporada mais difícil do que o esperado.
2 de fevereiro: Ansu Fati continua quebrando recordes (2020)
Em fevereiro de 2020, os torcedores do FC Barcelona já estavam muito entusiasmados com a nova superestrela do time, Ansu Fati, que nos meses anteriores havia se tornado o jogador mais jovem do Barça na LaLiga desde 1941 e o mais jovem artilheiro do time na LaLiga e na Liga dos Campeões.
Outro marco aconteceu no Camp Nou naquela tarde contra o Levante UD, com Ansu se tornando o jogador mais jovem a marcar duas vezes em qualquer jogo da LaLiga ainda com apenas 17 anos e 3 meses.
Ambos os gols foram assistidos pelo talismã blaugrana Lionel Messi. Na primeira, o jovem acertou um passe de Messi e chutou da entrada da área; na segunda, recebeu passe do argentino dentro da área e voltou a finalizar com chave de ouro. Ansu tinha outro recorde, e mais certamente viriam.
4 de fevereiro: Villa choca Molina da linha intermediária (2006)
O goleiro do Depor, José Molina, não achou que havia muito perigo quando o atacante do Valencia CF, David Villa, recebeu a bola de costas para o gol perto do meio-campo. Nem ninguém no Abanca-Riazor em 4 de fevereiro de 2006, com o jogo entre dois rivais ferozes sem gols e disputado de forma equilibrada. Mas Villa se afastou de seu marcador e, sem sequer olhar para cima, disparou com um chute sensacional de pé direito. Molina não estava tão longe de sua linha, perto da marca do pênalti, mas o veterano goleiro não conseguiu reagir a tempo, pois a bola passou por cima de sua cabeça e quicou na trave direita antes de se aninhar na rede.
Ao longo de sua carreira, Villa marcou 185 gols em 353 jogos pelo Real Sporting, Real Zaragoza, Valencia CF, FC Barcelona e Atlético de Madrid, mas, por puro choque, este foi o melhor de todos.
5 de fevereiro: Butragueño marca dois gols em sua estreia (1984)
A visita do Real Madrid ao estádio Ramon de Carranza do Cadiz CF, em 5 de fevereiro de 1984, não correu bem. Os visitantes estavam perdendo por 2 a 0 ao intervalo, com gols de Benito Sanchez e José Mejias, do Cadiz CF. O técnico do Real Madrid, Alfredo Di Stefano, decidiu tentar algo diferente e colocou um atacante de 20 anos chamado Emilio Butragueno para sua estreia na LaLiga. Em 15 minutos, Butragueño fez seu primeiro gol na LaLiga, chutando da entrada da área, após o atacante Santillana colocar a bola para trás. O garoto quase empatou logo em seguida com um voleio que acertou a trave, mas foi seu companheiro de equipe Ricardo Gallego que cabeceou em um escanteio para 2 a 2 faltando apenas dois minutos para o fim. Ainda houve tempo para um último ataque do Real Madrid – Angel e Juanito viram chutes defendidos, antes que a bola corresse para Butragueño fazer o gol da vitória.
El Buitre estava em alta e marcaria 123 gols na LaLiga no total em suas 12 temporadas no time principal do Real Madrid. Ele definiu uma geração de sucesso no clube – incluindo cinco títulos consecutivos da LaLiga entre 1985 e 1990 – e permanece no clube até hoje como Diretor de Relações Institucionais.
10 de fevereiro: a despedida de Beckham começa com um gol (2007)
O Real Madrid viajou para a Reale Arena da Real Sociedad em 10 de fevereiro de 2007, ficando cinco pontos atrás do líder da LaLiga, o Barcelona, com o galáctico David Beckham tendo anunciado recentemente sua saída para o time da MLS, LA Galaxy no final da temporada. O humor dos visitantes piorou ainda mais quando o gol de Mikel Aranburu colocou a La Real na frente. Em seguida, o capitão da Inglaterra, Beckham, cobrou uma falta de 23 metros de distância rasteiro para empatar o jogo. A disputa pelo título dos Los Blancos estava viva novamente, e o gol da vitória de Ruud Van Nistelrooy selou três grandes pontos para o time de Fabio Capello. A cobrança de falta de Beckham foi o último de seus 13 gols na LaLiga e agora é lembrado como o ponto de virada da temporada. O Real Madrid perdeu apenas mais um jogo enquanto perseguia o Barça para conquistar o título no último dia, permitindo que Beckham partisse para Los Angeles com a medalha de campeão da LaLiga no bolso.
10 de fevereiro: Morientes faz um ‘repoker’ contra o Las Palmas (2002)
O Real Madrid abriu o placar contra o UD Las Palmas, em 10 de fevereiro de 2002, quando o prolífico atacante Fernando Morientes subiu majestosamente para cabecear um cruzamento curvo de Luis Figo. Depois que Zinedine Zidane fez 2 a 0, outra entrega perfeita de Figo ajudou Morientes a marcar seu segundo gol no jogo. O hat-trick de El Moro foi completado após o intervalo, após o chute de Figo ser desviado pelo goleiro do UD Las Palmas, Nacho Gonzalez. O gol contra de Angel tornou as coisas ainda piores para os canários antes de mais um cruzamento perfeito de Figo ser cabeceado na trave por Morientes para seu quarto ‘poker’. No entanto, nem o atacante nem seu time terminaram, e o jovem lateral-direito Oscar Miñambres foi o provedor, já que Morientes mais uma vez voltou para casa para seu quinto – um ‘repoker’ em espanhol – do jogo e placar final de 7-0. Morientes marcou 122 gols na LaLiga no total, pelo Albacete BP, Real Madrid e Valencia CF, mas nada igualou seu ‘repoker’ contra o UD Las Palmas.
12 de fevereiro: Golpe de cabeça de Fernando Torres no thriller de Calderon (2017)
A visita do RC Celta ao Atlético de Madrid em 12 de fevereiro de 2017 foi tão cheia de incidentes quanto um jogo da LaLiga pode ser. O RC Celta desempenhou um papel importante, com um cabeceamento inicial de Gustavo Cabral chocando Vicente Calderon e John Guidetti finalizando um rápido contra-ataque para fazer o 2 a 1 para os visitantes a 12 minutos do fim. Também na súmula estavam Yannick Carrasco com um belo voleio de 20 jardas e Antoine Griezmann, que conquistou os três pontos para o Atlético de Madrid ao derrubar o aceno de cabeça de Kevin Gameiro aos 88 minutos. O meio-campista do RC Celta, Jozabed, também acertou a trave, enquanto Fernando Torres acertou um pênalti na trave. Mas o mais dramático de tudo foi o acrobático chute de bicicleta de Torres contra o goleiro visitante Sergio Alvarez no primeiro tempo. Torres marcou 103 gols na LaLiga em suas duas passagens como jogador do Atlético, mas poucos gols demonstraram melhor a mistura de dons físicos, técnicos e predatórios do ex-atacante da Espanha.
14 de fevereiro: CD Leganes se apaixona por Butarque (1998)
Após a fundação do CD Leganes em 1928 na cidade satélite de mesmo nome ao sul de Madrid, Los Pepineros jogaram por quatro décadas no Campo de la Plaza de Roma, então chamado de Estadio Luis Rodríguez de Miguel até 1998, quando se mudou para os arredores mais modernos do Estadio Municipal Butarque, de propriedade municipal. O primeiro jogo em 14 de janeiro de 1998 foi um empate 1 a 1 pela LaLiga SmartBank contra o Xerez CD, com Julian Ronda do Lega empatando depois que os visitantes avançaram por meio de Fernando Román. Na frente do time da casa naquele dia estavam o futuro superastro do FC Barcelona Samuel Eto’o e o artilheiro brasileiro Catanha, que mais tarde também jogaria na primeira divisão pelo Málaga CF e RC Celta. Em 2016, o CD Leganes havia chegado ao nível da LaLiga Santander, e o Estadio Municipal Butarque foi atualizado para o atual estádio de 11.000 lugares, agora um dos lugares mais confortáveis e caseiros para assistir a um jogo do futebol espanhol.
15 de fevereiro: Marcelo abre sua conta na LaLiga (2009)
15 de fevereiro de 2009 no El Molinon, e os visitantes, Real Madrid já venciam por 2 a 0 no Real Sporting graças aos gols de Raul González e Klaas-Jan Huntelaar. O Sporting tenta reagir, mas a equipe do treinador dos Blancos, Juande Ramos, quebra perigosamente e o remate inteligente de Gonzalo Higuain coloca a bola no espaço. Em destaque, o lateral-esquerdo Marcelo, que se desvencilhou da defesa do Sporting, finalizou calmamente para o goleiro Iñaki Lafuente. Mais tarde, Raul completou uma vitória por 4 a 0, a oitava vitória consecutiva do Real Madrid na LaLiga. O gol limpo de Marcelo foi o primeiro de 25 gols na LaLiga, e o capitão do clube, agora com 33 anos, somou cinco títulos da LaLiga.
17 de fevereiro: Girona FC invade o Santiago Bernabéu pela primeira vez (2019)
O Real Madrid parecia estar conseguindo uma vitória direta contra o Girona FC em 17 de fevereiro de 2019, quando um cabeceamento de Casemiro no escanteio de Toni Kroos deu a eles um gol de vantagem no intervalo. Los Blancos então adormeceram sob o sol da tarde após o intervalo, e um pênalti marcado por um toque de mão de Sergio Ramos permitiu a Cristhian Stuani fazer o 1 a 1. Os visitantes completaram a virada quando o lateral Portu cabeceou para a rede após Thibaut Courtois defender de Anthony ‘Choco’ Lozano. Um Real Madrid agora totalmente acordado avançou em busca do empate, apenas para Ramos receber o segundo amarelo por jogada perigosa ao tentar um chute de bicicleta perto do gol do Girona. Os 90 minutos extras dramáticos trouxeram a primeira – e única até agora – vitória da equipe catalã na LaLiga no Santiago Bernabéu.
19 de fevereiro: Messi marca quatro contra o Valencia CF no início do ano recorde (2012)
O Camp Nou do Barcelona foi momentaneamente silenciado em 19 de fevereiro de 2012, quando o ala do Valencia CF, Pablo Piatti, habilmente aproveitou a hesitação da defesa da casa para fazer o 1 a 0 logo aos 8 minutos. Os torcedores blaugrana não ficaram muito preocupados – sabendo que tinham Lionel Messi ao seu lado e entrando na melhor forma de marcar gols de sua carreira. O argentino deu a volta por cima com chutes certeiros em seis minutos no meio do primeiro tempo, e depois acrescentou mais dois, incluindo um sublime lob de ‘vaselina’ do goleiro do Los Che, Diego Alves. Xavi Hernandez completou o placar por 5 a 1, mas as manchetes foram conquistadas pelo primeiro lance de quatro gols de ‘pôquer’ da carreira de Messi. Ele logo acrescentou outro ‘poker’ na LaLiga contra o vizinho Espanyol, em seu caminho para uma coleção fenomenal de 91 gols no ano civil de 2012 – 12 com a Argentina, 79 para o FC Barcelona, 59 na LaLiga.
20 de fevereiro: Aranzubia entra para a história dos goleiros da LaLiga (2011)
20 de fevereiro de 2011 e o RC Deportivo perdeu por 1 a 0 para o UD Almeria, outro na luta contra o rebaixamento, graças a um excelente chute de Pablo Piatti… com 94 minutos no cronômetro. Os visitantes marcam num último escanteio e Pablo Alvarez desvia para a marca do pênalti. Uma multidão de jogadores se levanta para enfrentá-lo, o maior de todos os saltos é o goleiro do Depor, Dani Aranzubia, que dá um cabeceamento clássico do número nove para a rede. O goleiro basco Aranzubia salvou o jogo para sua equipe e se tornou apenas o sexto goleiro a marcar um gol no campeonato espanhol. Recentemente, dois goleiros acrescentaram os seus nomes a esta ilustre lista: Marko Dmitrović, agora do Sevilla FC, mas depois do SD Eibar, e o seu companheiro de equipe no Sevilla FC e da seleção marroquina Bono, que marcou contra Atlético de Madrid e Real Valladolid, respectivamente.
22 de fevereiro: Tristan e Makaay e Pichichis (2003)
O RC Deportivo enlouqueceu em 22 de fevereiro de 2003, quando o Deportivo Alavés visitou o Abanca-Riazor, com a dupla mortal Diego Tristan e Roy Makaay responsável pela maior parte dos danos – como sempre. Aos 16 minutos, Tristan surpreendeu o goleiro visitante Richard Dutruel de ângulo e abriu o placar. ‘O Fantasma’ logo teve seu segundo no jogo, driblando três zagueiros do Alavés e batendo Dutruel. Um erro do zagueiro visitante Abelardo Fernandez permitiu que o parceiro de ataque Makaay colocasse seu nome na súmula antes do intervalo. No segundo tempo, o holandês logo se viu cara a cara com o goleiro francês Dutruel e finalizou com elegância. Tristan completou seu hat-trick ao cabecear após cruzamento de Joan Capdevila. O substituto Albert Luque fechou a vitória por 6 a 0 no final do jogo. O Depor pode se orgulhar dos dois atacantes mais afiados da Espanha – Makaay ganhou o troféu de artilheiro da LaLiga Santander, Pichichi, naquela temporada, com 29 gols em 38 jogos. Tristan havia vencido na temporada anterior, com 21 gols em 34 jogos. Poucas duplas na história da LaLiga foram tão mortais.
24 de fevereiro: primeiro gol de Coutinho pelo Barça na LaLiga (2018)
O Girona FC foi o visitante do Camp Nou em 24 de fevereiro de 2018, e as duplas de Luis Suarez e Lionel Messi colocaram o Barcelona na frente por 4 a 0 com pouco mais de uma hora de jogo. Não parecia muito quando Suárez fez um passe curto para Philippe Coutinho, próximo ao canto da área. Coutinho começou fugindo do gol, em direção à linha lateral, mas depois dobrou de forma inteligente para escapar do meio-campista do Girona FC, Pere Pons. O brasileiro havia trabalhado em um ângulo ideal para um de seus tradicionais chutes de pé direito, a 25 metros de distância e logo à esquerda do gol. A bola passou pelos braços estendidos do goleiro visitante Bono e se aninhou na rede. Foi o primeiro gol de Coutinho na LaLiga pelo Barcelona, para quem ele havia chegado do Liverpool no mês anterior.
24 de fevereiro: Getafe CF pega o Real Madrid e surpreende o Santiago Bernabéu (2008)
Foi sem golos no Santiago Bernabéu a 24 de Fevereiro de 2008, com pouco mais de uma hora de jogo e os visitantes do Getafe CF na prateleira. Mas tudo isso estava prestes a mudar. O zagueiro do Real Madrid, Miguel Torres (que mais tarde jogaria no Getafe CF), avança e chuta. O goleiro visitante Roberto ‘Pato’ Abbondanzieri defende, mas o rebote coube a Raúl Gonzalez, que calmamente serviu Arjen Robben para chutar ao gol vazio. Os jogadores do Real Madrid correram para comemorar com os torcedores da casa, sem perceber que o bandeirinha havia sinalizado um impedimento claro contra Raúl. Abbondanzieri vê a bandeira e reinicia o jogo rapidamente. De repente, quatro jogadores do Getafe CF estão avançando sobre o goleiro Iker Casillas dos Blancos, com apenas dois zagueiros cientes do que está acontecendo. O nigeriano Ikechukwu Uche está livre para chutar um Casillas desprotegido para o único gol do jogo. E até hoje é a única vitória do Getafe CF na LaLiga no Bernabéu.
28 de fevereiro: Griezmann brilha na chuva no Cívitas Metropolitano (2018)
Uma chuva torrencial atingiu o estádio Cívitas Metropolitano do Atlético de Madrid em 28 de fevereiro de 2018, enquanto em campo os visitantes do Leganes foram atingidos por uma explosão de quatro gols de Antoine Griezmann, do Atlético. Griezmann e o meio-campista do Leganes, Gerard Gumbau, acertaram a trave antes que o rojiblanco número sete recebesse um super passe de Koke e chutasse rasteiro para abrir o placar. O segundo de Griezmann foi uma cobrança de falta da entrada da área, e seu hat-trick foi completado na marca de uma hora com uma cabeçada acrobática após um belo cruzamento de Filipe Luis. Ele foi melhor pouco tempo depois, batendo em casa com a assistência de Diego Costa para se tornar o primeiro jogador francês a marcar quatro vezes em um jogo da LaLiga. Isso também representou sete gols em sete dias para Griezmann, que havia marcado um hat-trick no Sevilla no fim de semana anterior.