Brasileiro de Optimist será disputado no Iate Clube de Brasília

Vela

Com cerca de 230 velejadores, competição nacional será realizada entre 4 e 15 de janeiro, em Brasília

A CBVela – Confederação Brasileira de Vela, em parceria com o Iate Clube de Brasília, realiza a partir de amanhã, quarta-feira (04), a 51ª edição do Brasileiro de Optimist e a Copa Brasil Estreantes, na capital federal (DF). A entidade aguarda cerca de 230 velejadores de 15 estados diferentes.

Nesta terça-feira (03), os atletas veteranos e estreantes prepararam os barcos e escutaram as orientações de técnicos para as regatas, que serão realizadas na Raia Norte do Lago Paranoá.

A Comissão de Regatas organizará oito provas em quatro dias para os estreantes. Os veteranos terão pela frente 12 regatas individuais durante seis dias.

Foto: Caio Souza / On Board Sports

“O Brasil está muito bem na Classe OP, com crianças de 7 até 15 anos. Esperamos ter um nível muito alto nas regatas de Brasília! A competição terá o atual campeão brasileiro Arthur Back e a campeã nacional Joana Freitas. Esperamos uma flotilha forte vindo do Rio, mas também com uma ótima renovação de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Brasília”, afirmou Walter Böddener, gerente de eventos da CBVela.

“Nesta época do ano, com ventos fracos e rondados, os velejadores precisarão mais da técnica, atenção e muita concentração. Mas também muita tranquilidade para cambar o barco de OP e ter paciência caso tenha algum imprevisto durante a regata. Particularmente, gosto bastante, porque desperta o sentimento do atleta de regular o barco”, explicou.

A Optimist é uma classe fundamental de introdução à modalidade para todo velejador que deseja seguir carreira. As regatas do Brasileiro de OP serão o primeiro evento seletivo para formar a equipe que representará o país nos campeonatos internacionais.

“Receber o maior evento de velas monotipo do Brasil é um orgulho. É um estímulo para continuar investindo na escola de vela, que é um esporte espetacular! Um dos que mais trouxe medalhas de ouro para o Brasil nas olimpíadas. O futuro da vela do Brasil estará competindo aqui e essa garotada daqui seis ou sete anos estarão representando o Brasil nas olimpíadas”, observou Gustavo Raulino, diretor de Náutica do Iate Brasília.

Além das regatas, a CBVela realizará ações durante a competição, como o ‘Conhecendo Novas Velas’, que tem o objetivo de permitir que os velejadores da Classe Optimist tenham sua primeira experiência com as Classes do Programa de Vela Jovem, entre outras classes. Outra ação para as crianças será a conversa com velejadoras sobre saúde e performance, com a Dra. Fernanda Carvalho, médica do COB – Comitê Olímpico do Brasil.