- Promovida pelo clube Kaiaulu Va’a, além dos benefícios para a saúde, a atividade também é benéfica para a mente, reduzindo o estresse e estimulando o trabalho em equipe.
Época mais aguardada do ano em Salvador, o verão é a estação perfeita para curtir as praias da capital, aproveitando as águas sempre quentes, o sol radiante e a beleza natural da Bahia. Mas além de relaxar, o período traz também uma ótima oportunidade para aqueles que desejam praticar esportes, algo indispensável para a boa saúde e qualidade de vida.
De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde, a prática esportiva auxilia a reduzir o risco de doenças crônicas como diabetes, problemas cardiovasculares e até certos tipos de câncer. Em suas pesquisas a entidade traz um dado alarmante: um em cada quatro adultos não realiza, semanalmente, atividades físicas com intensidade moderada, conforme recomenda a OMS. Considerando a população mundial, o dado engloba um grande contingente populacional.
No que tange a capital baiana, opções de atividades físicas não faltam. Além dos já famosos “babas”, beach tennis e partidas de futevôlei nas praias, a cidade também conta com longas ciclovias e clubes de corrida – alternativa que caiu no gosto popular dos soteropolitanos. Além dessas, recentemente outras também têm ganhado destaque, como a procura por esportes aquáticos, que além de serem boas opções para cuidar da saúde, também oferecem as belezas de Salvador como parte do lazer.
Saindo do convencional, um desses esportes é a canoagem havaiana, atividade que não compõe o imaginário popular, mas tem atraído cada vez mais interessados. Realizada na Baía de Todos os Santos, ela consegue unir uma boa atividade física à beleza de Salvador vista do mar, fator que tem sido diferencial na procura da população.
Promovido
pelo clube de canoagem Kaiaulu Va’a, o exercício tem duração de até 1h e é recomendado tanto para atletas, quanto pessoas que buscam uma atividade diferente no verão, podendo cuidar da saúde e ainda curtir a paisagem. “A canoa havaiana é um esporte que tem atraído cada vez mais pessoas e é a cara do verão. Todos podem participar, mesmo quem nunca remou. Nossos instrutores acompanham a atividade e orientam os participantes. Também fazemos uso de coletes, sempre priorizando a segurança”, comenta Lorena Lago, gestora do Kaiaulu.
Além dos benefícios físicos,
o esporte também traz benefícios mentais como redução do estresse e melhora no humor, ideais para quem quer curtir as férias depois de um ano estressante. Outro ponto de destaque está nas oportunidades que a atividade tem criado para fortalecer laços sociais e desenvolver habilidades de trabalho em equipe.
Nesse contexto, Lorena Lago reforça a função da canoagem como vetor de fortalecimento do trabalho coletivo. “O esporte, principalmente os coletivos, traz um senso de comunidade que é importante. Aqui no clube, estimulamos isso: ‘Kaiaulu Va’a’ significa ‘comunidade da canoa’. Cada pessoa remando depende também do para conseguir acertar o ritmo da canoa. É uma atividade para todas as idades, mas, principalmente para os mais jovens: ótima para ensinar valores como trabalho em equipe e resiliência”.
Durante a atividade,
além de se exercitarem, os participantes podem curtir as belezas da baía e a calmaria da água, com parada para banho de mar. Outro diferencial no trajeto que tem atraído a população tem sido os pontos históricos da capital, como o Forte São Marcelo e o Elevador Lacerda, vistos direto do mar, fazendo com que o passeio se configure tanto como uma atividade física, quanto uma nova forma de conhecer Salvador, a partir do mar.