Colisão na reta final da The Ocean Race : “O barco deles apareceu na minha frente e já era tarde demais”, admitiu Dutreux do barco GUYOT

Vela

O líder da The Ocean Race, 11th Hour Racing Team, foi forçado a suspender a regata cerca de 15 minutos após o início da etapa final, depois de sofrer grandes danos ao ser atingido pelo GUYOT envrionnement – Team Europe. 5 – o lanterninha ou último com 2 pontos.

A colisão danificou os dois barcos, que retornaram ao porto de Haia. Não houve registro de feridos.

À primeira vista, parece ter sido uma violação das regras por parte da equipe GUYOT do capitão Benjamin Dutreux, que aparentemente não viu o barco da 11th Hour Racing Team até que fosse tarde demais.

 

The Ocean Race 2022-23 – 15 June 2023. Leg 7 start. GUYOT environnement – Team Europe did not keep clear of 11th Hour Racing Team and there was a collision and damage on the boats.

“O barco deles apareceu na minha frente e já era tarde demais”, admitiu Dutreux no cais. “Era impossível evitar o contato (depois que eu os vi). Eu assumo toda a responsabilidade. A culpa é nossa, com certeza.”

Por sua vez, o capitão da 11th Hour Racing Team, Charlie Enright, disse que tentou evitar um acidente, mas quando percebeu que o barco GUYOT não estava mudando de rumo, já era tarde demais.

“Obviamente, esta é uma situação extremamente infeliz”, disse ele após retornar ao cais. “Não quero especular, mas parece que o outro barco não nos viu. Éramos o barco que tinha o direito de passagem. O impacto foi forte – temos muita sorte de que todos estejam bem…

“Acidentes acontecem e sei que é claro que eles não gostariam de terminar nossa corrida, assim como nós não gostaríamos de terminar a corrida deles. Teremos que ver o que acontece depois. Definitivamente, só acaba quando termina – esse não será o motivo pelo qual não terminaremos o trabalho. O que quer que seja necessário, nós vamos descobrir.”

O GUYOT environnement – Team Europe anunciou que se retiraria da etapa e ofereceu toda e qualquer assistência à 11th Hour Racing Team.

“Sinto muito por isso”, disse Dutreux. “Espero realmente que eles voltem e vençam a corrida… Tentaremos ajudá-los no que pudermos.”