Está oficialmente dada mais uma largada para a cobertura jornalística pelos rnmaisesportes.com.br e Principal – Regata News e pelo portal português https://curriculoja.online/ da 52ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval, que acontece de 19 a 26 de julho, no litoral norte de São Paulo. A SIVI é a principal competição da categoria no Brasil,com realização do Yacht Clube de Ilhabela.
Ilhabela (SP) recebeu o título de Capital da Vela por seu papel essencial no desenvolvimento do esporte no Brasil. A cidade oferece condições técnicas perfeitas para a navegação e já atraiu lendas da modalidade como Robert Scheidt (embaixador da SIVI), Torben Grael e Lars Grael.
Este ano, a disputa promete ser acirrada! A classe ORC será o centro das atenções, com seis barcos Soto 40 na raia e novas tecnologias de medição que vão garantir regatas ainda mais equilibradas. Com mais de 100 embarcações já inscritas até o momento, a edição de 2025 promete repetir o sucesso das anteriores, reunindo participantes de ao menos três regiões do país e também do exterior. As disputas serão divididas em cinco categorias: C-30, BRA-RGS, RGS Cruiser, Clássicos e ORC Geral, a mais técnica e prestigiada da competição.
O evento abre com a tradicional regata Vela do Amanhã Mauro Dottori no sábado. No dia seguinte, os mais de 100 barcos participam do desfile no píer da vila e depois a largada para a Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil e Toque-Toque por Boreste.
Entre os destaques da edição anterior, o +Bravíssimo de Luciano Secchin venceu na divisão ORC Cruiser, enquanto o Crioula garantiu o troféu na ORC Racer. Já o Phytoervas levou o bicampeonato na categoria Super 40.