Com 500 metros e quatro obstáculos, além de curva em madeira, estrutura possibilitará muita emoção no sprint final neste domingo (18)
A estrutura à disposição dos ciclistas na etapa de São Paulo (SP) da Copa do Mundo de XCE, organizada pela Avelar Sports durante o Shimano Fest, promete fortes emoções para os competidores e espectadores que comparecerem ao Memorial da América Latina, entre sábado (17), quando acontecem os primeiros treinos livres, e domingo (18), dia da prova, com finais masculina e feminina marcadas para 13h30 (de Brasília).
A pista tem 500 metros de extensão e conta com quatro obstáculos. A extensão da reta de sprint possibilita aos ciclistas uma condição adequada para alcançar o ápice da performance e torna ainda mais emocionante a definição do campeão.
“O atleta tem que ter uma técnica suficiente para transpor os pulos. É uma pista bem legal. Os ciclistas vão se divertir muito. O diferencial é que a gente está no Memorial da América Latina, um lugar muito bacana aqui em São Paulo, e vai ser uma prova interessante tanto para o público quanto para os atleta”, garante o trail builder Rodrigo Gatti, da Conecta Trails, empresa responsável pela pista.
Um dos pontos altos no mountain bike é o drop, manobra que consiste em descer de forma abrupta e vertical um obstáculo. Será uma ótima oportunidade de astros e estrelas do mountain bike mostrarem suas habilidades. Os detalhes serão um diferencial em busca da vitória.
“Tem um drop de aproximadamente um metro de altura. Ele é bem alto e você tem que subir em velocidade alta. Tem também uma mesa de aproximadamente 3,5 metros e uma curva em madeira, que vai trazer bons pegas. Os atletas irão até o limite nessa curva, porque ela, com certeza, vai ser um diferencial na hora da competição”, completou Rodrigo.
O evento é promessa de sucesso e uma oportunidade única para os atletas competirem diante da torcida no mais alto nível e para os fãs assistirem a grandes manobras.
“O Shimano Fest é um evento consolidado no país. Quem quer conhecer o que há de mais relevante no mercado tem que vir aqui trocar figurinha com todo mundo. Eu não vou competir esta edição, mas virei assistir, com certeza. Adicionaram a prova de XCE, o que permite aos atletas terem contato com o público. Isso é muito legal”, disse a ciclista Marcella Toldi.
O Mundial de XCE
O XCE (Cross-Country Eliminator) é uma modalidade do Mountain Bike que vem crescendo no cenário nacional e internacional. Na modalidade, os ciclistas competem em curvas sinuosas, com obstáculos, e precisam eliminar um ao outro, até sobrar o vencedor.
A primeira etapa do Mundial de XCE foi realizada no dia 20 de abril, em Paris, capital da França, e cidade que sediou os Jogos Olímpicos de 2024. Depois, a Copa do Mundo de XCE foi para Barcelona, na Espanha, e Palangkaraya, na Indonésia, e Sakarya, na Turquia, nos dias 26 de abril, 19 de maio e 26 de maio, respectivamente. Antes de São Paulo, o circuito passou ainda por Leuven, na Bélgica, em 02 de junho.
Após a etapa de São Paulo, a Copa do Mundo de XCE passará por Bengaluru, na Índia, e Riyadh, na Árabia Saudita. Estas serão realizadas nos dias 29 de setembro e 3 de novembro, respectivamente.
Após a etapa de São Paulo, a Copa do Mundo de XCE passará por Bengaluru, na Índia, e Riyadh, na Árabia Saudita. Estas serão realizadas nos dias 29 de setembro e 3 de novembro, respectivamente.
Grandes nomes do mountain bike
A etapa de São Paulo da Copa do Mundo de XCE contará com grandes nomes do mountain bike nacional e internacional. O Brasil será representado por atletas como Ana Laura e Luiz Henrique Cocuzzi, campeões brasieiros de XCE no início deste mês de agosto.
Renato Rezende e Iara Caetano, campeões brasileiros de XCE no ano passado, também estão confirmados.
José Gabriel Marques e e Raiza Goulão, também estão confirmados. Ela representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, enquanto “Zé” por pouco não se classificou para as Olimpíadas.
Além dos brasileiros, a etapa de São Paulo da Copa do Mundo de XCE contará com o brilho de diversos ciclistas de renome internacional. Destaque para o francês Titouan Perrin-Ganier, hexacampeão mundial de XCE, e a italiana Gaia Tormena, pentacampeã mundial da categoria.
Credenciamento
Os veículos e jornalistas interessados na cobertura do Shimano Fest 2024 devem solicitar credenciamento pelo e-mail redacao@zdl.com.br, com nome do veículo e do(s) profissional(is), função, e-mail e celular.
Baixe o app oficial da Shimano Fest 2024:
Link Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.yazo.shimano2024
Link IOS: https://apps.apple.com/br/app/shimano-fest-2024/id6504778093
Programação da etapa de São Paulo da Copa do Mundo de XCE
Sábado, 17 de agosto
11h30-12h: Retirada dos Numerais
10h-13h: Primeiro Treino Livre – Masculino e Feminino
Domingo, 18 de agosto
9h30-10h: Retirada dos Numerais
10h-10h45: Segundo Treino Livre – Masculino e Feminino
11h-11h30: Tomada de Tempo Feminino
11h30-12h: Tomada de Tempo Masculino
12h15-13h15: 1/8 Finais Feminino e Masculino – AO VIVO NO YOUTUBE DA AVELAR SPORTS
13h30-14h30: Finais Femininas e Masculinas – AO VIVO TV E INTERNET
14h45-14h55: UCI Short Track (XCC) – Feminino – AO VIVO NO YOUTUBE DA AVELAR SPORTS
15h05-15h15: UCI Short Track (XCC) – Masculino – AO VIVO NO YOUTUBE DA AVELAR SPORTS
15h30 – Cerimônia
Calendário do Mundial
A primeira etapa foi realizada no dia 20 de abril, em Paris, capital da França, e cidade que sedia os Jogos Olímpicos de 2024. Depois, a Copa do Mundo de XCE foi para Barcelona, na Espanha, e Palangkaraya, na Indonésia, e Sakarya, na Turquia, nos dias 26 de abril, 19 de maio e 26 de maio, respectivamente. Antes de São Paulo, o circuito passou ainda por Leuven, na Bélgica, em 02 de junho.
Após a etapa de São Paulo, a Copa do Mundo de XCE passará por Bengaluru, na Índia, e Riyadh, na Árabia Saudita. Estas serão realizadas nos dias 29 de setembro e 3 de novembro, respectivamente.
Após a etapa de São Paulo, a Copa do Mundo de XCE passará por Bengaluru, na Índia, e Riyadh, na Árabia Saudita. Estas serão realizadas nos dias 29 de setembro e 3 de novembro, respectivamente.
No ano passado, a Avelar Sports organizou o Desafio dos Gigantes MTB Short Track Shimano Fest 2023, em São Paulo (SP). A pista da competição também foi montada entre as obras de Oscar Niemeyer, no Memorial da América Latina. As provas masculina e feminina foram de XCC, o short track, e reuniram atletas convidados e da categoria Elite (profissional).
Sobre a Avelar Sports:
Fundada a partir da paixão do ex-atleta de Mountain Bike Felipe Avelar. Graduado em Educação Física, Avelar foi profissional de 2005 a 2011 nas equipes da KHS e CALOI. Representou o país em Campeonato Pan-Americano, Copa do Mundo e Campeonato Mundial em países como Argentina, México, Colômbia, Chile, Escócia e França.
Um dos grandes diferenciais da marca é a constante inovação e investimento em prol do esporte. A empresa possui uma das maiores estruturas da América Latina para locação e em seus eventos usa 100% de estrutura própria. Única no segmento esportivo capaz de montar, executar e transmitir ao vivo todos os eventos.
Em 2019 venceu o prêmio Guidão de Ouro com o evento Internacional Chaoyang Estrada Real – Etapa Ouro Branco como melhor evento de MTB do ano.
Todo o processo de gestão e organização de eventos conta com um gerenciamento estratégico, assim como pensar soluções criativas em abordagens esportivas, personalizando projetos e gerando valor em todas as cadeias envolvidas.
A empresa conta ainda com empreendimentos rurais e transmissões esportivas via Youtube (principalmente em ciclismo). A Avelar também tem quatro lojas de artigos de ciclismo, com centenas de produtos. São três lojas físicas (duas em Conselheiro Lafaiete e uma em Belo Horizonte), além do e-commerce, encontrado no site https://www.avelarshop.com.br, que tem a entrega mais rápida do Brasil por conta de uma parceria com o Mercado Livre. Os leitores da On Board Sports têm cupons de desconto, o ONBOARD5. Este é exclusivo em todo o site.
Nas pistas, foram cinco grandes finais de semana de provas em 2023. Em março, houve o Desafio dos Gigantes, em Petrópolis (RJ). No mesmo mês, aconteceu a primeira etapa da Internacional Chaoyang Estrada Real, em Itabirito (MG). As outras duas etapas da competição foram realizadas em Ouro Branco e Arcos, ambas mineiras, nos meses de maio e julho, respectivamente. Já em agosto, a Avelar organizou o Desafio dos Famosos, em São Paulo (SP).
Foto: César Delong