- A região carbonífera do sul catarinense é recheada de surpresas no esporte de aventura, de canoagem e de vela.
Vamos caminhar nesta trilha – enquanto que na cidade de Criciúma que fica a 20 km da praia do Rincão foi fabricado o barco Snipe que levou o hoje medalhista olímpico Torben Grael a conquistar seu primeiro título mundial e que tem um time, o Pangea campeão na categoria na maior regata do Brasil.
Há 20 km daqui – exatamente em Siderópolis a Barragem do Rio São Bento e região recebeu a sexta edição do Festival Montanhas Verdes que conectou com a natureza da Barragem do Rio São Bento.
Mais de 200 participantes estiveram presentes no fim de semana na Barragem do Rio São Bento para a 6ª edição do Festival Montanhas Verdes. O evento ofereceu atividades como stand up padle, caiaque, canoa polinésia, caminhadas e ciclismo, em um ambiente recreativo que valoriza a interação com a natureza. Previsto no Plano de Turismo do município, o festival já tem uma próxima edição em planejamento.
O assessor de Cultura e Turismo de Siderópolis, Arisson Fabricio Nunes, ressaltou o potencial turístico do município e a importância de ações estruturadas. “Estamos trabalhando para o desenvolvimento turístico de Siderópolis, e por isso elaboramos nosso Plano de Ações Integradas para o Desenvolvimento do Turismo, apresentado no primeiro semestre de 2024. O plano prevê uma edição anual do festival. Já estamos resgatando ideias e avaliando melhorias para a próxima edição”, comentou.
O evento foi realizado pelo Governo de Siderópolis em parceria com o Instituto Alouatta, a Casan e o Governo do Estado de Santa Catarina, que disponibilizou a área para a realização das atividades. De acordo com o gerente de projetos do Instituto, o publicitário Paulo Cadallóra, esta foi a edição com o maior número de participantes, destacando-se também pela segurança, garantida pela presença do Corpo de Bombeiros e de salva-vidas durante todo o evento.