1ª Etapa da Copa Mitsubishi será aberta neste fim de semana com destaque para a estreia do Relaxa Building na C30; competição chega à 24ª edição
São Paulo – A força e a competitividade da Classe C30 serão atrações nas raias de Ilhabela neste fim de semana, 02 e 03/3, entre os mais de 30 barcos esperados pelo Yacht Club Ilhabela (YCI) na abertura da primeira etapa da Copa Mitsubishi – Circuito Ilhabela de Vela Oceânica. A flotilha estará reforçada pelo Relaxa Building (05), recém-chegado de Porto Alegre, além de outras quatro embarcações: Tonka (01), Kaikias EMS (03), Bravo (04) e Caiçara KAT Technologies (09), número expressivo para um modelo one design.
O ano de 2024 registrou a primeira vitória da Classe C30 com o Zeus (SC) na Super Series do Circuito Ilha de Santa Catarina no início de fevereiro em Florianópolis. Exceção ao Bravo, do Iate Clube de Santos (ICS), os demais barcos têm sede em Ilhabela, inclusive o Relaxa Building, do comandante Tomás Mangabeira, que está de volta para casa (YCI), depois de quatro anos no Sul do País.
“O Relaxa Building é um barco familiar. Estarei ao lado do meu pai (Roberto) e de grandes amigos como o Arthur (Vasconcelos) e o Santinha (tático). Estamos muito ansiosos e nos programamos para correr as quatro etapas da Mitsubishi, Semana de Vela e o Circuito Rio. Ainda vamos envelopar o barco e conhecê-lo melhor. Por enquanto não temos a pretensão de andar na frente, mas é o que gostamos de fazer”, afirma Mangabeira.
O barco chegou a Ilhabela há apenas dez dias. “Vamos descer nesta quinta-feira para treinar na sexta. Precisamos checar a mastreação, fazer as regulagens e depois curtir a velejada sem maiores compromissos com resultados. Este ano será de um longo aprendizado e no próximo, partiremos para cima com tudo”, espera Mangabeira. Neste ano, o Circuito Rio ganha importância para a Classe C30 porque corresponderá ao Campeonato Brasileiro.
Gran Finale em 2023 – A Classe C30 encerrou a última temporada da Copa Mitsubishi com estilo. O Caiçara KAT Technologies, de Marcos Cesar, conquistou o pentacampeonato depois de cinco anos (2015 a 2018), e o Bravo, de Jorge Berdasco, venceu a Regata Volta à Ilha, a desafiadora prova de encerramento, após 9h20. A calmaria exigiu esforço e paciência das tripulações no percurso de 50 milhas (90 km).
“Depois da renovação em 2023, a expectativa é novamente de um ano muito bom para a classe. Apesar de não termos treinado o suficiente, a equipe está animada para 2024. Será um privilégio ‘treinarmos’ na Copa Mitsubishi neste fim de semana, com cinco C30 na raia. Com certeza faremos regatas muito competitivas e esperamos terminar este ano como em 2023, velejando em alto nível”, exclamou otimista o comandante Berdasco.
Flotilha nacional da Classe C30
01 – Tonka – Demian Pons – Yacht Club Ilhabela (YCI)
02 – Kairós – Sophia Setti – Iate Clube de Santos (ICS)
03 – Kaikias EMS – Hilsdorf/Aurichio – Grêmio de Vela Ilhabela (GVI)
04 – Bravo – Jorge Berdasco – ICS
05 – Relaxa Building – Tomas Mangabeira – YCI
06 – Loyalty – Alexandre Leal – Veleiros do Sul/Iate C.R.Janeiro (VDS/ICRJ)
07 – Katana Portobello – Cesar Gomes Neto – Iate Clube S.Catarina (ICSC)
08 – Zeus Team – Inácio Vandresen – ICSC
09 – Caiçara KAT Technologies – M. Cesar – Pindá Iate Clube (PIC)